sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Largue esta banana

LARGUE ESTA BANANA

Uma antiga tribo africana utiliza um método bastante curioso para capturar os espertos macacos que vivem nos galhos mais altos das árvores.


O sistema é o seguinte:

Os nativos pegam um recipiente de boca estreita, colocam uma banana dentro, amarram-no ao tronco de uma árvore e afastam-se. Quando eles saem, um macaco curioso desce, olha dentro da cabaça e vê a banana. Enfia sua mão e apanha a fruta, mas como a boca do recipiente é muito estreita, ele não consegue tirar a banana; sua mão sai e ele pode ir embora livremente, caso contrário continua preso na armadilha.


Após algum tempo, os nativos voltam e capturam sem dificuldade os macacos teimosos que se recusaram a largar as bananas. O final é trágico, pois eles são caçados para serem comidos.

Você deve achar absurdo o grau de estupidez destes macacos, afinal basta largar a banana e ficar livre do destino de ir para a panela.Fácil demais, não é? O problema deve estar no valor exagerado que o macaco atribui à sua conquista.

A banana já está ali, na sua mão. Parece ser uma insanidade largá-la e ir embora.

Achei esta história engraçada porque muitas vezes fazemos exatamente como estes macacos.

Ou você não conhece ninguém que está insatisfeito com o emprego, mas permanece lá, mesmo sabendo que está cultivando um infarto? Ou casais com relacionamentos completamente deteriorados que insistem em ficar sofrendo? Ou pessoas infelizes por causa de decisões antigas que continuam adiando um novo caminho que trará de volta a alegria de viver? Somos ou não como os macacos? A vida é preciosa demais para trocarmos por uma banana que, apesar de estar em nossa mão, pode levar-nos direto à panela.


FONTE: O Livro da Bruxa - Roberto lopes

Mundialismo e atenção

Um estudo da PackVision em 2004, lançou questionamentos para as organizações que atuam no setor de embalagens, afinal o futuro destas organizações está na globalização ou na segmentação de mercado? Esta dúvida está presente em todas as organizações que atuam nos mercados globalizadores ou emergentes. Afinal, buscar satisfazer as necessidades dos clientes é algo primordial... mas a dúvida existente não se encerra... Quem é o seu cliente no mercado??

É somente conhecendo as forças que atuam neste mercado que se pode afirmar o verdadeiro cliente, neste aspecto a cultura da organização passa a exercer o papel de filtro para a globalização.

Marcas internacionais famosas como Nescafé, Coca-Cola, Garnier, Lancôme, McDonald´s, Mentos, Visa e American Express já entenderam esta nova realidade e adaptaram seus produtos globais ao "paladar" regional. Quando se trata de marcas de luxo, como Nike, Adidas, Puma, Reebok, Sony e Apple a idéia é vender personalidade. Fonte pesquisa Abief/2004
A velocidade com que os processos mudam não permite aos administradores errar, pois este erro pode ocasionar o declínio da organização... O trabalho do administrador está alicersado sob variáveis que estão imersas em uma estrutura complexa, volátil e altamente instável. Portanto, ATENÇÃO É TUDO!

Simbolo da administração


Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O Símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão" , inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.A Seguir um Pequeno Histórico de como surgiu o Símbolo do AdministradorO Conselho Federal de Administração promoveu em 1979 um concurso nacional para a escolha de um símbolo que o representasse. Para tanto, foram convidados personalidades relacionadas às artes gráficas, como o industrial José E. Mindlin, o especialista em heráldica Adm. Rui Vieira da Cunha, o grafista Adm. Zélio Alves Pinto, o arquiteto Alexandre Wollner, além dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Administração do Rio de Janeiro e de São Paulo, Adm. Antônio José de Pinho e Adm. Roberto Carvalho Cardoso, e do Conselheiro Federal Arlindo BragaSenna, para compor um corpo de jurados que deveriam julgar e escolher o Símbolo da Profissão do Administrador.O concurso recebeu trezentas e nove sugestões, vindas de quase todos os Estados brasileiros. Estes trabalhos foram analisados por sete membros do júri e teve como primeiro resultado a seleção de 40 (quarenta) trabalhos para serem escolhidos na segunda fase de julgamento. No dia 9 de abril de 1980, em Brasília/DF, foram selecionados 10 (dez) trabalhos para uma segunda fase de julgamento. A escolha final, dificílima, devido às linguagens gráficas distintas e oriundas das diversas regiões do país, finalmente legitimou o símbolo já bastante conhecido, que representa em todo o território nacional a profissão do Administrador. O trabalho escolhido foi apresentado por um grupo de Curitiba, denominado "Oficina de Criação".Para adquirir informações detalhadas sobre o significado, as principais aplicações e o diagrama básico para elaboração do símbolo do Administrador, adquira o Manual de Identidade Visual da Profissão de Administrador, enviando um e-mail para marketing@cfa.org.br .O símbolo escolhido para identificar a profissão do Administrador tem a seguinte explicação pelos seus autores:"A forma aparece como intermediário entre o espírito e a matéria".Para Goethe o que está dentro (idéia), está também fora (forma).1. JUSTIFICATIVA:O quadrado é o ponto para atingir o símbolo, uma condensação expressiva e precisa correspondente ao (intensivo/qualitativo), por contraposição ao (extensivo/quantitativo).2. O QUADRADO COMO PONTO DE PARTIDA:Uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco;Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos:organizardispor para funcionar reunirarbitrarelatarplanejardirigirencaminhar os diferentes aspectos de uma questão / para um objetivo comum.O quadrado é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, é sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice, (a proposição escolhida).As flechas indicam um caminho, uma meta. A parte de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). Considerando o ser humano um elemento pluralista, para atingir estes objetivos, através dos elementos propostos, as flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade; para atingir o mundo das idéias/para obter o supra sumo, chegando a uma meta comum, através de uma exposição prévia de fundamentos, partindo das razões de um parecer. (movimentação) interna das flechas.O SÍMBOLO DA PROFISSÃOO Símbolo escolhido para identificar a profissão do administrador tem a seguinte explicação justificada pelos seus autores:O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão."Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum"."O quadro é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida)"."As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro)"."As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais, as metas a serem atingidas".AnelO Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas.Em um dos lados da pedra safira deverá ser aplicado o Símbolo da Profissão do Administrador.PedraA safira azul escura do anel do Administrador, denominada safira oriental, é um mineral que pertence à classe dos óxidos, grupo corindou. É denominada corindou nobre por sua transparência e coloração pura. Neste grupo encontramos também o rubi oriental. Estas pedras são encontradas no Sião, na Birmônia, em Madagascar e no Brasil. Com fundamento no símbolo, o anel do Administrador deverá ter em um de seus lados o símbolo da profissão do Administrador.BandeiraConfecção da Bandeira do Sistema CFA/CRAsA Bandeira deverá ser construída inspirada na malha modular da Bandeira Brasileira, que tem as seguintes medidas: 20m na horizontal e 14m na altura.O Símbolo deverá ser posto no centro da malha, numa posição simétrica, conforme o modelo acima. Observar o espaço grifado em vermelho. A área tomada pelo Símbolo deverá ser de exatamente 16m por 8m.A partir da malha acima, poderá ser criada a forma final da Bandeira do Sistema CFA/CRAs. A cor do tecido deverá contrastar com o azul do Símbolo.

Tempo de mudança

O TEMPO, sim o tempo é causador do maior fenômeno que conhecemos; ao longo da história as organizações vêm lutando contra esta força invisível e sarcástica através das mudanças. As mudanças surgem como um instrumento para vencer esta guerra, que esteve presente quando no surgimento das trocas da antiguidade, no socialismo de Marx, na revolução industrial e está presente no capitalismo atual.Taylor em seus infindáveis cálculos, buscou sempre controlar o tempo gasto para se produzir, no entanto, atualmente as organizações estão diante de um desafio ainda maior. Não basta planejar, organizar, dirigir e controlar. As organizações por estarem contidas em um ambiente globalizado e altamente volátil devem se “flexibilizar” mudando seu “status quo” em busca de maior competitividade no mercado, garantindo sua sustentabilidade e sua longevidade. As organizações não devem apoiar em mudanças e processos que deram certo no passado, pois isto não é garantia que dê certo no presente e muito menos no futuro.O fato de mudar é algo que causa impactos na maneira em que os processos são executados, pois mudar remete o desejo e a intenção de se fazer diferente, por outro método, de outra forma. Neste contexto rever os processos que conduzem as organizações é algo que se torna cada vez mais complexo. Muito tem se falado, e escrito sobre as formas de se conduzir as mudanças nas organizações, e o certo é que não existe uma fórmula geral para programar as mudanças, pois, suas variáveis são inúmeras e incidem diretamente nesta ou naquela mudança. Onde não se pode afirmar que uma determinada mudança é a solução para esta ou aquela empresa. O que se pode ser feito, é utilizar o conhecimento na aplicabilidade da mudança para que os impactos possam ser minimizados ao longo de sua implantação.
Mudar é preciso, pois as organizações não vivem sem mudanças, e as mudanças muitas das vezes não atingem o objetivo esperado, pois fatores como a resistência, ausência de planejamento, desconhecimento são prejudiciais à gestão, e a organização como um todo. Esta idéia em sua própria condição de existência já retorna um pensamento lógico. Pois se uma mudança não está de acordo com o previsto, de certo ela não dará certa, mas mais correto e até preocupante é que em muitas vezes, não existe mais volta! Quando as mudanças dão erradas, o caixa já esvaziou, e nesta condição é tarde para remediar.
Em tempos de mudança, as organizações devem se tornar flexíveis moldando sua forma as necessidades do mercado. Uma mudança deve ser contínua e nem sempre isto ocorre, pois a organização é composta por pessoas e as pessoas não gostam de mudanças conforme comenta Falconi em seu livro Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-dia. Desta forma, o que estou querendo dizer não é que as empresas que não se tornarem flexíveis não terão chances de serem competitivas, mas sim, que empresas que são lucrativas passam por profundas mudanças, e estas são contínuas, pois o mercado, muda, os consumidores mudam, e as organizações que não se enquadram nos novos processos, certamente serão descartadas pelos seus clientes ou literalmente “engolidas” por seus concorrentes.

Administrar

Administrar é algo incrível e esta presente a todo instante em sua vida, o que é pior, na maioria das vezes, você nem se dá conta disto!!!