segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Como vender para o chefe da tribo?

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles não tiveram dificuldades em vender espelhos, roupas, apitos e ornamentos para os índios. Do contrário, ainda conseguiram ouro, pau-brasil e trabalho em troca. Pouco mais de quinhentos anos depois, diversos profissionais encontram dificuldades para vender suas idéias, projetos e planos para seus chefes, ou diretoria, na empresa.

Você conhece a frase: quem tem chefe é índio? A diferença entre líder e chefe é que o primeiro é escolhido e apoiado pelos liderados e seus pares, sendo um servidor que inspira e motiva a equipe, enquanto o chefe é escolhido pelo .chefe dos chefes., nem sempre apoiado pelos seus pares, e exerce seu poder de modo coercitivo. O problema é que ainda tem muitas tribos no ambiente corporativo e, em razão disso, precisamos aprender a vender para seus chefes. Então, eguem algumas dicas:

1- Tome o chá da competência, todos os dias. Você não deve perder tempo provando que seu chefe é um cacique incompetente. Prove que você já tem competência para desafios maiores. Os ingredientes desse chá são conhecimento, habilidade e atitude. O conhecimento é o seu capital intelectual. Invista nele. Treine e desenvolva suas habilidades como um atleta olímpico e tenha atitude para mudar seu futuro, ou mudar de tribo.

2- Desenvolva suas competências. Aprender, nunca é demais. Mas, nunca aprender é DEMAIS!!!! O que você já aprendeu hoje? Conheço muitos profissionais que têm a experiência de um ano, repetida 20 vezes, quando poderiam ter uma experiência de 20 anos. Não é o que você não sabe que causa problemas na vida. É o que você pensa que sabe.  Caciques não escutam curumins. Então, evolua e se torne um pajé.

3- Não tenha clientes, tenha fãs. Da mesma forma que sua empresa tem clientes, seu chefe também é seu cliente. Se você já desistiu da idéia de torná-lo seu fã, torne outros colaboradores e clientes da empresa seus fãs. Sua posição na tribo também depende de seu relacionamento dentro e fora da empresa. Afinal, todo fã é um cliente que comprará tudo o que você vender. Seus fãs, e não seu chefe, são os eleitores de seu sucesso.

4- Confiança não se vende, CONQUISTA-SE! Não fique aí sentado esperando que os outros confiem em você. Dê motivos e conquiste sua credibilidade. Nem prometa a dança da chuva, caso você não saiba fazer chover. Qual é seu posicionamento ético? Ética não é aquilo que somos ou fazemos quando estamos sendo monitorados, mas o que realizamos quando não tem ninguém nos observando.

5- Não seja um funcionário. Seja um(a) HOMEM (MULHER) DE NEGÓCIOS! Defina quanto você vai ganhar, tornando-se uma pessoa que consegue mais negócios e um maior retorno para o chefe, a empresa e, principalmente, os seus clientes. Atualmente, ser funcionário não funciona mais. Na tribo, ou você caça e pesca, ou você planta, ou faz artesanato. De algum modo deve mostrar resultados e gerar mais valor.

6- Encante seus clientes. Como você conseguirá fãs apenas satisfazendo seus clientes? Você deve surpreendê-los e encantá-los. Você precisará ser diferente, inovar e ser mais criativo. Ou você acha que, hoje, alguém conseguiria vender espelhos para índios? Comece re-inventando sua vida, re-inventando cada hora, minuto ou segundo de seu dia.

7- Venda o que eles compram. O que eles buscam? O pajé gostou da pólvora, o cacique dos ornamentos e as esposas dos vestidos. Difícil não é vender, é continuar vendendo!!! Clientes compram produtos quando se vêem desfrutando dos benefícios ao adquiri-los. E clientes só continuam comprando enquanto acharem que vale realmente a pena.

8- Descubra quem compra, quem influencia e quem decide. Em toda empresa você encontra esses personagens. Eles estão se perguntado:
Por que devo gastar dinheiro agora?; O que é que vou ganhar com isso?; e .O que perderei se não comprar?.. O bandeirante Bartolomeu Bueno conseguiu convencer o chefe da tribo Goiá a lhe mostrar o caminho do ouro, jogando aguardente no rio e fazendo-o queimar. Logo o chamaram de Anhangüera (Diabo Velho). Não peça aos santos. O chefe só escutará o Deus Tupã da empresa.

9- Forneça VALOR EXTRAORDINÁRIO que os clientes percebam. O valor está nos olhos de quem observa! Não foi à toa que os índios adoraram os
espelhos dos portugueses. Sua função é criar MAIS VALOR! Crie mais benefícios para ele e reduza o custo para adquiri-los. Não importa quão fantástico seja seu projeto, plano ou idéia. Enquanto o chefe não valorizá-lo, você não vende. Descubra o que ele mais valoriza.

10- Aprenda a negociar. Um .não. é uma posição de abertura da negociação. Não se desmotive com o primeiro, segundo ou terceiro... Não. Também evite cair na armadilha do preço baixo e da gambiarra. Busque uma relação ganha-ganha, justa e honesta. Valor é algo que não tem preço. Portanto, posicione-se sempre em termos de valor e seja um cacique melhor que seu atual chefe.

Que Tupã lhe proteja!!!

Anônimo

Adm.: R A P