terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Revolução dos Bok´s

Segue um assunto interessante, a revolução dos bok´s já começou, pense em algo
estratégico, e alguém já tem prontinho um bok para a estrategia pensada...

Apenas para informação... aos candidados do PMbok, temos concorrentes em todas
as áreas...

A área de TI cada dia conta com mais (e melhores) corpos de conhecimento para
vários papéis de engenharia de software, gerência e outras áreas. Compilo aqui
um conjunto de BOKs de renome reconhecido e de grande valor para projetos de TI.

PMBOK: Clássico corpo de conhecimento do PMI. Atualmente em sua quarta
edição(inclusive em português), compila as melhores práticas para a gerência de
projetos para as áreas de gerência integrada, de escopo, qualidade, custo,
prazo, recursos humanos, aquisições, riscos e comunicações. Outros excelentes
corpos de conhecimento do PMI incluem o corpo de conhecimento para gerência de
portfólios de projetos e o corpo de conhecimento para gerência de programas
(conjunto de projetos relacionados em um tema).

SWEBOK: Iniciativa de grande qualidade do IEEE, traz um excelente conjunto de
referências para informações primárias sobre requisitos, desenho, construção,
implementação, qualidade de software, gerência de projeto, processos de
software, ferramentas e métodos.

BABOK 1.6 e 2.0: Corpo de conhecimento para modelagem de processos de negócio do
Instituto Internacional de Analistas de Negócio.

EABOK: Corpo de conhecimento de arquiteturas corporativos do MITRE. Outros
corpos de conhecimento sobre arquitetura corporativa incluem o

DODAF (do Departamento de Defesa Americano),

MODAF (Governo Inglês),

SEI Feature Oriented Domain Analysis,

TOGAF ( do Open Group) e talvez o mais conhecido deles, o Zachman Framework.

USBOK - Usability Body of Knowledge: Corpo de conhecimento de usabilidade da
associação de professionais de usabilidade.

Estes são os principais e existem outros... muitos outros...

 

Seu funcionários sabe administrar o seu salário?

Seu funcionário sabe administrar o salário?Dinheiro no bolso é um dos sinônimos de felicidade. Que funcionário feliz é mais produtivo e eficiente, tomo mundo sabe. Pensando nisso, porque não instruir seu colaborador a administrar o salário de forma congruente?

Muitas vezes, ao receber o salário, achamos que o melhor a se fazer é pagar todas as dívidas de uma vez, nos esquecendo do resto do mês. Para arcar com as despesas ao decorrer deste período, precisamos pensar nos gastos essenciais a curto, médio e longo prazo. É claro que as pessoas não podem deixar de quitar suas contas. Para tanto, pode-se avaliar, antecipadamente, datas de vencimentos, taxas de juros e possibilidades de descontos no pagamento total da fatura. São dicas que podem ser úteis para sua empresa e também para seus colaboradores.

Na indicação de pontos indispensáveis você pode, por exemplo, procurar saber como seu funcionário gastou o 13º salário. Leve em conta que o ideal para ele seria se conscientizar que o décimo terceiro é um dinheiro extra, e não parte do orçamento do mês, por isso, deve ser direcionado ao pagamento de despesas ou para algum tipo de investimento, como a poupança, e não para pagar contar do orçamento mensal.

Nesse sentido, também é apropriado indicar a utilização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), caso o empregado não tenha imóvel próprio, para a compra de um. O FGTS é constituído por depósitos realizados pelas empresas em nome dos seus colaboradores contratados com carteira assinada e administrado pela Caixa Econômica Federal (CEF). O empréstimo disponibiliza pagamento parcial ou total do valor na aquisição de imóvel residencial urbano e também financiamento na construção de um imóvel residencial.

Investir em algo concreto, como a compra de um imóvel; saber administrar os pagamentos mensais ou mesmo o recebimento do 13º salário, e ter dinheiro para as necessidades extras, são fatores que tranqüilizam a vida de qualquer pessoa. Trabalhar despreocupado e confiante qualifica a produção e o ambiente de trabalho. Como empregador, transmitir informações úteis e didáticas para seus colaboradores, como gerenciamento do salário, é uma forma simples de criar um relacionamento sólido. Para o empregado, nada melhor do que ter um chefe preocupado e engajado a lhe ajudar com as dificuldades contábeis.

Dora Ramos atua no mercado contábil-administrativo há mais de vinte anos. É fundadora e diretora responsável pela Fharos Assessoria Empresarial.

Fonte : http://www.administradores.com.br/