quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Obsolescência programada... que bicho é este???

Podemos entender a obsolescência programada, partindo da origem das próprias palavras. Sendo obsolescência uma palavra derivada de obsoleto (desuso, demodê - algo que não se usa) e programado (Verbo - programar - efetuar ação a curto ou longo prazo). Portanto, obsolescência programada significa a contextualização que determinado produto e/ ou serviço se tornará obsoleto após uma determinada programação.
Esta questão é delicada. E para caráter de aprendizagem do termo foi criado um exemplo fictício de obsolescência programada.
Imagine que você seja dono de uma empresa de lâmpadas, em sua linha de produção são produzidas 1000 lâmpadas que duram 6 meses, sua área de Planejamento e Desenvolvimento elaborou lâmpadas que se queimam após 3 meses de uso, desta forma simplista, seu faturamento aumentaria, pois em primeiro momento existe a necessidade do seu cliente pelo produto lâmpada e em segundo na ausência de uma vende-se outra... e outra.
Todavia, ao agir desta forma, como ficará a imagem da sua empresa diante do mercado e da sociedade que busca e exige altos padrões de qualidade?
A obsolescência programada é uma arma que destrói a imagem da organização a medida que é descoberta por seus clientes. O cliente não é bobo e não existe mentira que não se sucumbe a verdade.
O fato é que isto existe e é praticado por várias organizações, cabendo a sociedade e aos orgãos fiscalizadores difundirem estes acontecimentos em escala global, pois o direito so não socorre a quem dorme!
Pense nisto!