terça-feira, 4 de agosto de 2009

E se eu tiver que escolher: sucesso ou qualidade de vida?

Optar entre “ter sucesso profissional” ou “ter qualidade de vida” é uma escolha que passa pela análise de muitos valores e circunstâncias. Mais do que isso, nos leva a estabelecer nossas reais prioridades e assumir, com responsabilidade, o que vem depois.

O livro “E se eu tiver que escolher...”, de Marcelo Melo, com a participação de Herbert Steinberg e Betania Tanure, retrata a questão com profundidade e pode ser um bom aliado para quem está em busca dessa resposta. Lançado nesse começo de ano pela Editora Saraiva, o livro é fruto de um debate entre os dois consultores e reúne um amplo e rico material para a reflexão sobre essa tão atual e inquietante questão.

Buscar a própria felicidade deveria ser a prioridade fundamental de cada ser humano. Se não pelo próprio bem, pelo bem dos que o rodeiam, porque conviver com pessoas infelizes é algo penoso, seja no ambiente de trabalho, no círculo social ou na família. Mas isso não é tarefa fácil, nem para os mais precoces ou maduros. Leva um tempo, exige um certo grau de autoconhecimento e até a quebra de alguns paradigmas o que é a, afinal, a felicidade para cada um? Para quem tocou a vida adiante e agora, com mais equilíbrio e maturidade para pensar sobre alguns aspectos, têm voltado os olhos para esse lado - o que realmente o faz feliz e quais as suas prioridades - esse questionamento quase sempre conduz a um ponto-chave: encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Em outras palavras, definir para si mesmo o que é mais importante, a busca pelo sucesso profissional ou por uma melhor qualidade de vida?

Sem fórmulas prontas ou caminho fácil, quem está em busca dessa resposta poderá oxigenar as ideias no material compilado e muito bem elaborado a partir do primeiro debate promovido pela X Ideias, que aconteceu no final de 2007, no Porão das Artes do Parque Ibirapuera, entre os experientes consultores Herbert Steinberg e Betania Tanure sobre o tema.

O livro chega às livrarias agora, dividido em duas partes. Na primeira, Marcelo Melo discorre sobre escolhas, sobre a inevitabilidade delas e apresenta algumas ferramentas e conceitos que servem de referência ao leitor para melhor “ saborear” o debate retratado a seguir, na segunda parte. Nesta, a questão ganha elementos para esclarecer, confundir, levar ao autoquestionamento e, quem sabe, à resposta melhor para cada um, em determinado momento ou circunstância.

De um lado, a professora Betania Tanure, da Fundação Dom Cabral e da PUCMinas, com base em uma ampla pesquisa realizada recentemente, mostrou como a vida pessoal da maioria dos executivos tem sido motivo de desgaste, preocupação e, muitas vezes, de baixa performance e, por que não dizer, de uma profunda infelicidade, que se contrapõe com o glamour e prazer do sucesso profissional.

Do outro lado, o consultor Herbert Steinberg, da consultoria Mesa Corporate Governance, autor de vários livros sobre administração, para defender que não é possível separar inteiramente um lado do outro na vida e que é mais feliz quem faz o que gosta. Essa é a fórmula para que a rotina e a pressão do mundo corporativo não o torne infeliz.

A mediadora do debate foi a jornalista Soninha Francine que, além da condução das perguntas, apresentou vídeos da analista econômica do RGE Monitor em Nova York, Vitória Saddi, onde trata da diferença entre americanos e brasileiros em relação ao tema, e ainda, vídeos de entrevistas com executivos e outras pessoas, produzidos a partir de entrevistas informais feitas com as pessoas, nas ruas de São Paulo, capital.

“E se eu tiver que escolher...” tem como proposta mostrar um modo de classificar as variáveis e os principais aspectos envolvidos numa tomada de decisão. “Nosso desejo ao promover o debate e, depois, retratá-lo em um livro é que esse material possa contribuir com as pessoas nesse difícil e solitário exercício de mergulhar em si mesmo em busca do melhor caminho para suas vidas quanto a essa questão”, explica Marcelo Melo.

Os autores: Marcelo Melo – um dos três autores, responsável pelo conteúdo da primeira parte da obra e edição final do livro.

Formado em Administração, trabalhou na área de marketing antes de iniciar a sua primeira empresa, a Negócio Editora. Hoje, Marcelo está à frente da Editora Virgília e é um dos idealizadores do X Ideias, voltado à promover o debate de temas pertinentes.

Autores e Debatedores: Herbert Steinberg é executivo, com forte vivência no mundo corporativo e um dos mais respeitados consultores na área de Governança Corporativa. Fundador da Mesa Corporate Governance, é professor de cursos de MBA na Business School São Paulo – BSP, na cadeira de governança corporativa e no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. É presidente do Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Câmara Americana em São Paulo, membro atuante do Family Business Network – FBN (com sede em Lausanne, Suíça), do International Corporate Governance Network – ICGN (sediado em Londres, Inglaterra) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (sede em São Paulo). É autor de três livros e colaborador em outras obras. Seu livro A dimensão humana da governança corporativa, está a caminho da quinta edição, e é uma obra de referência no país.

Betania Tanure é professora da Fundação Dom Cabral e da PUCMinas. Conselheira independente e consultora. Autora do livro Executivos: sucesso e (in)felicidade (escrito em co-autoria com Antonio Carvalho Neto e Juliana Andrade) e de outros importantes livros sobre gestão de empresas, além de ser uma das mais ativas pesquisadoras e conhecedoras da realidade concreta de empresários e executivos.

.“E se eu tiver que escolher...”, autores Marcelo Melo, Herbert Steinberg e Betania Tanure, colaboradores: Herbert Steinberg e Betania Tanure. Um projeto da X Ideias, editado pela Editora Saraiva, 141 páginas, por R$ 19,90.