segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Entrevista para emprego agora tem pegadinha e pergunta pessoal

Qual o melhor profissional para sua empresa, de acordo com a matéria publicada dia 12/08/2007 08:02:57 - Jornal A Gazeta
De autoria de: Milena Murta

Não se assuste se na sua próxima entrevista de emprego, o examinador perguntar porque você terminou o seu último relacionamento amoroso. Questões que envolvam comportamentos pessoais e éticos estão cada vez mais presentes nos novos processos de seleção. Para muitas, agora, o que importa é saber primeiro quem você é, e não o que você sabe.

Em conseqüência, as entrevistas estão maiores, com mais etapas e bem mais específicas. Tudo isso em função do mercado de trabalho que lança jovens cada vez mais competitivos e preparados. "Tivemos que desenvolver formas mais apuradas de selecionar os candidatos certos. tem muita gente no mesmo nível técnico", disse a psicóloga e chefe da divisão de desenvolvimento do Grupo DM-Recursos Humanos, Paula Oliveira.

As seleções mais profundas e exigentes têm também outro motivo: agora, com o acompanhamento direto de acionistas, a queda nas contratações e os cortes de despesas, nenhum administrador pode se dar ao luxo de contratar a pessoa errada.

De acordo com o especialista de Recursos Humanos e diretor regional da Catho, Elias Gomes, as empresas passam por uma nova fase em seus departamentos de recrutamento e seleção: "Eles estão de olho naquelas pessoas que têm diferencial. Para encontrá-las, é preciso filtrar bastante e escolher os que, além de bons. são adequados para a vaga."

Outra característica deste novo momento nos departamentos de recursos humanos é a chamada "gestão por competência". Os candidatos são entrevistados e avaliados também pela integridade ética. "Por isso as perguntas são inusitadas e até pessoais", acrescentou Paula.

E como estar preparado para este novo tipo de seleção? Os especialistas garantem que diferentemente do que acontecia antigamente, quando manuais e apostilas ensinavam o que os entrevistadores queriam ouvir, se preparar hoje é sinônimo de estar tranqüilo. "É importante estar seguro do que você quer. Não adianta se candidatar a uma vaga que não tenha seu perfil", disse Paula Oliveira. Ela acrescenta que, nas novas entrevistas, três pontos básicos são checados: conhecimento técnico, comportamento e raciocínio.

Erros do passado ainda se repetem

Mesmo com a evolução nas formas de entrevistar, especialistas lembram que muitos comportamentos considerados errados antigamente continuam freqüentes. "Ainda encontramos candidatos que chegam atrasados para a entrevista, não desligam o celular e até destratam funcionários, por exemplo", disse a psicóloga Sharla Bitencourt.

Outro erro considarado muito comum é não se informar sobre a cultura da empresa antes da entrevista. "Muitas pessoas chegam totalmente desinformadas, não conhecem a estrutura de onde pretendem trabalhar", acrescentou Sharla.

A psicóloga lembra também que características como boa articulação, saber falar e trabalhar em grupo, respeitando as diferenças, serão sempre um "passo a frente" em qualquer processo de seleção. "Não é porque a forma de entrevistar mudou que os examinadores deixam de ver isso", disse.

De uma forma geral, para os especialistas, uma dica importante é se conscientizar de que ter apenas capacidade não garante mais vaga de ninguém, como acontecia antigamente. Hoje é preciso ser competente, mas em vários aspectos.

Dicas

Veja o que os especialistas indicam para se dar bem nas novas entrevistas de emprego:

1 Não queira parecer íntimo do entrevistador – comunique-se naturalmente. Esqueça as respostas prontas e decoradas.

2 Tenha opinião sobre os assuntos. É frustrante quando o candidato fica em cima do muro.

3 Estude tudo que puder sobre a empresa. Consulte a internet e veículos especializados.

4 Se o entrevistador der espaço, mostre interesse fazendo perguntas pertinentes.

5 Fique atento. Saiba que você será avaliado pelo raciocínio usado para responder às perguntas.

6 Procure usar roupas adequadas, sóbrias, com as quais se sinta bem.

7 Nunca, jamais, em hipótese alguma minta durante a entrevista. Seja você.

8 Aprenda a controlar a sua ansiedade. Até um telefonema para saber como anda o processo de seleção pode te prejudicar.

9 Procure lembrar da sua história profissional. Resgate os momentos de sucesso e de fracasso em outras empresas.

10 Você está sendo observado o tempo todo, portanto nada de brincadeirinhas ao lidar com concorrentes.
Bom emprego!